As contas não deixam de bater à porta quando o imóvel está desocupado e mantê-lo sem alugar é sinônimo de gastos. Além disso, a falta de um inquilino também acaba acelerando a deterioração da casa ou apartamento pela falta de manutenção. Por isso, alugar o imóvel traz vantagens diante da condição de mantê-lo fechado. Saiba como economizar dinheiro alugando o seu imóvel.
Quando o imóvel não está alugado, as despesas recaem na conta do proprietário. E são muitas as faturas. “Além de deteriorar mais rápido por falta de manutenção, o imóvel sem alugar tem muitas despesas adicionais, como o condomínio e taxas extras aprovadas em assembleia para obras emergenciais ou equipamentos das partes comuns, além do IPTU”, elenca Laudimiro Cavalcanti, diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ).
Além de economizar dinheiro com as contas, o aluguel também pode trazer outros benefícios. “Além das despesas mensais que o imóvel fechado traz, também podemos pensar que um bom inquilino terá interesse em fazer benfeitorias ao imóvel que pode valorizá-lo. Para isso é importante que o cadastro do futuro locatário seja analisado e aprovado, evitando problemas como falta de pagamentos e mau uso do imóvel”, ressalta Nina Miranda, diretora do departamento de Locação da imobiliária Paulo Miranda Exclusive.
A análise do inquilino e também do mercado é de extrema importância. Inclusive, a depender do histórico do futuro morador, vale a pena abrir para negociação para evitar que o imóvel não seja alugado. “É extremamente oneroso manter um imóvel fechado, portanto, quanto mais exigente e restritivo, mais difícil será a locação. É importante negociar. Várias circunstâncias devem ser consideradas com base na análise da oferta e procura, inflação em alta e cenário de crise econômica, o panorama é favorável à negociação. Não é o caminho recusar um inquilino que tem uma ficha boa e histórico de bom pagador apenas porque este pretende negociar o valor do aluguel. O bom senso é fundamental nessa relação”, afirma Laudimiro Cavalcanti.
Uma boa negociação, inclusive, pode resultar em um dinheiro extra. “A crise econômica influenciada pela pandemia alterou o equilíbrio financeiro da população. O imóvel alugado, além de cobrir os gastos, na atual conjuntura econômica significa uma renda extra, um complemento de salário particularmente em fase de instabilidade como essa que vivemos. Indo além, existem muitos proprietários que têm nos recebimentos da locação a única fonte de renda”, conclui o diretor do Creci-RJ.